inicialexamesconsultasa clinicapreçáriogaleriaFAQcontactos

Ecografia Obstétrica

ecografia ginecológica

outros exames

Realizada por rotina em tempos de gestação bem definidos, ou indicada por situações de risco para a gravidez, permite estudar o desenvolvimento e o bem estar fetal, e determinar o risco de potenciais complicações.

 

6 – 10 semanas

Avaliação precoce
Permite diagnosticar se a gravidez é intra-uterina, o número de embriões e confirmar o tempo de gestação e da data estimada do parto.

 

11 – 13 semanas

Rastreio ecográfico do 1º trimestre
Permite confirmar os parâmetros anteriores.
Calcular o risco de anomalias cromossómicas, nomeadamente de mongolismo.
Diagnosticar anomalias fetais graves.

 

12 - 13 semanas

Rastreio Pré-natal combinado
Consiste na combinação da ecografia do 1º Trimestre com marcadores bioquímicos no sangue materno, com o objectivo de calcular o risco do feto ser portador de uma anomalia dos cromossomas, de acordo com a certificação e protocolo conferidos pela Fetal Medicine Foundation. [ Ler + ]

 

16 – 18 semanas

Rastreio ecográfico sequencial
A realização de uma ecografia para estudo fetal nesta fase é aconselhável na gravidez gemelar, na gravidez resultante de procriação medicamente assistida (PMA), ou em gravidez de risco, sem critérios para amniocentese.

 

20 – 23 semanas

Estudo morfológico fetal
Permite estudar detalhadamente a anatomia fetal (constituição física e estrutura dos órgãos internos), nomeadamente do crânio, sistema nervoso central, face, coração, coluna, abdómen, rins, membros, e assim detectar eventuais anomalias. [ Ler + ]

 

20 – 24 semanas

Ecocardiografia fetal
Permite o exame detalhado do coração, da sua estrutura e função, e dos vasos sanguíneos, e diagnosticar eventuais anomalias.. [ Ler + ]


26 – 28 semanas

Ecografia tridimensional (3D e 4D)
É uma técnica que permite visualizar o contorno e a superfície fetal.
Esta tecnologia está ainda em evolução, mas complementa em alguns casos, a ecografia bi-dimensional.


A sua grande divulgação resulta da possibilidade de obter imagens consideravelmente mais expressivas da face fetal. Esta ecografia pode ser realizada por solicitação do casal, mediante marcação específica, no final do 2º ou início do 3º trimestre, estando os resultados sempre dependentes da posição fetal e da quantidade de líquido amniótico. É aceite pelo CEEC, em virtude de poder promover uma mais estreita e precoce ligação dos pais com o filho.
.

28 – 34 semanas

Ecografia do 3º trimestre
Permite verificar o crescimento e fazer uma estimativa do peso fetal, no momento do exame.


Determina a posição do feto e da placenta.
Complementa a avaliação da anatomia fetal, permitindo o diagnóstico de anomalias de expressão tardia, nomeadamente anomalias renais.


O bem estar fetal é um parâmetro importante a ser estudado durante este exame, são avaliados o Perfil Biofísico e da Fluxometria fetal.




ecografia obstétrica

ecografia obstétrica

ecografia obstétrica

ecografia obstétrica 3D